Brasil reencontra Estados Unidos após duas finais olímpicas no futebol feminino

Com Marta, Cristiane, Formiga e cia, a seleção brasileira foi vice-campeã para as americanas em 2004 e 2008. Veja como foram as decisões nas Olimpíadas de Atenas e Pequim.

A vitória por 4 a 2 sobre a Espanha colocou o Brasil em sua terceira final olímpica no futebol feminino. A equipe brasileira enfrentará, na decisão das Olimpíadas de Paris, os Estados Unidos, seleção algoz na luta pelo ouro em 2004 e 2008.

Na atual edição, o Brasil chega à final com três vitórias e duas derrotas. Já os EUA venceu todos os cinco jogos disputados até aqui. A terceira decisão entre as duas nações acontece. Veja abaixo como foram os dois duelos.

Atenas 2004 – EUA 2 x 1 Brasil

Após se enfrentarem na fase de grupos, com vitória das americanas por 2 a 0, Brasil e Estados Unidos voltaram a duelar na final das Olimpíadas de 2004. A seleção brasileira chegava com quatro vitórias e apenas uma derrota na competição.

Os principais destaques eram as jovens Cristiane e Marta, além da experiente Pretinha, que marcou o gol brasileiro no jogo decisivo. Tarpley fez o gol dos EUA no tempo regulamentar e, na prorrogação, Wambach definiu a vitória por 2 a 1.

Pequim 2008 – Brasil 0 x 1 EUA

Quatro anos depois, o Brasil foi novamente comandado por Cristiane e Marta, que conduziram a equipe à segunda final consecutiva. A campanha invicta, de quatro vitórias e um empate, e a goleada por 4 a 1 sobre a Alemanha na semifinal, indicavam que o resultado poderia ser diferente.

No entanto, novamente na prorrogação, as americanas venceram o Brasil com a vantagem mínima. Lloyd fez o único gol da partida e concretizou o ouro dos Estados Unidos.

A expectativa para o confronto em Paris é grande. O Brasil, liderado por suas veteranas e uma nova geração talentosa, busca finalmente conquistar o ouro tão sonhado e quebrar a hegemonia das americanas no futebol feminino olímpico.

Relacionadas

Últimas notícias