Nesta terça-feira (28), um caça modelo F-35 dos Estados Unidos caiu no Alasca. De acordo com as autoridades norte-americanas, o piloto conseguiu se ejetar a tempo e sobreviveu ao incidente. O acidente ocorreu nas proximidades da Base de Eielson, pertencente à Força Aérea dos EUA.
As investigações iniciais apontam que o caça sofreu “danos significativos”, mas as causas exatas do acidente ainda estão sendo apuradas pelos militares. O piloto foi levado para um hospital da região para realizar exames médicos e passa bem. Equipes de emergência também foram acionadas para o local do acidente.
Em um comunicado oficial, a Força Aérea solicitou que motoristas evitem parar em uma rodovia próxima ao local do acidente e reforçou a proibição de fotografar a área.
F-35: Um dos Caças Mais Avançados do Mundo
O F-35 é uma das aeronaves de combate mais modernas e sofisticadas do mundo. Fabricado nos Estados Unidos, o modelo é utilizado tanto pelo próprio país quanto por aliados norte-americanos.
A Base de Eielson foi selecionada em 2016 para receber 54 caças F-35, em um projeto de expansão que custou US$ 500 milhões.
Acidentes Anteriores
Em setembro de 2023, um caça do mesmo modelo caiu na Carolina do Sul. Na ocasião, o piloto também conseguiu se ejetar e sobreviveu. Curiosamente, a aeronave ficou voando sozinha por alguns minutos antes de cair em uma região distante cerca de duas horas da Base Aérea de Charleston.
As investigações sobre o acidente mais recente continuam, e novas informações devem ser divulgadas conforme avançam os trabalhos das autoridades militares.