Os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos chegaram a um acordo nesta quinta-feira (15) para um debate entre os dois.
O republicano JD Vance e o democrata Tim Walz debaterão em 1º de outubro em um enfrentamento que será transmitido pela rede de TV norte-americana CBS.
JD Vance, senador de Ohio e candidato a vice do ex-presidente Donald Trump, vinha oferecendo resistência em debater com Tim Walz, atual governador de Minnesota e escolhido por Kamala Harris para ser seu candidato à vice-presidência.
Walz, por sua vez, repostou em suas redes sociais uma publicação afirmando que a CBS havia convidado os dois candidatos para um debate, acrescentando a mensagem: “Vejo você em 1º de outubro, JD”. A campanha Harris-Walz seguiu com uma mensagem própria, dizendo que Walz “está ansioso para debater com JD Vance — se ele aparecer”.
Nesta quinta-feira, JD Vance anunciou em suas redes sociais que concorda com o debate em 1º de outubro, uma das quatro datas que a CBS havia apresentado aos candidatos como possíveis — além de 17 de setembro, 24 de setembro e 8 de outubro.
Na mesma publicação, o candidato a vice republicano também desafiou Walz a se encontrar em 18 de setembro.
Havia dúvidas se Walz e Vance, ambos com discursos afiados, chegariam a debater antes da eleição nos EUA, que acontecerá em 5 de novembro. Vance vinha mantendo seu foco em Kamala Harris, com quem ele originalmente debateria antes de o presidente dos EUA, Joe Biden, deixar a corrida à Casa Branca. Harris, atual vice-presidente, também era candidata a vice de Biden.
O senador republicano também lançou críticas contra Walz, questionando seu histórico de serviço como aposentado da Guarda Nacional do Exército.
Além deste debate, Kamala Harris e Donald Trump também se enfrentarão em um debate em 10 de setembro, transmitido pela rede norte-americana ABC.