Capitão brasileiro é destaque em curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos

Fort Sill, Oklahoma (EUA) — O Capitão Túlio Moreira, do Exército Brasileiro, destacou-se ao concluir o Curso de Aperfeiçoamento de Capitães de Artilharia Antiaérea do Exército dos Estados Unidos (Air Defense Artillery Captains Career Course) com a segunda colocação geral em sua turma, que contou com 15 militares americanos e 12 estrangeiros. A formação, realizada no Fort Sill, teve duração de seis meses e visou capacitar líderes com conhecimento técnico e tático em defesa antiaérea, preparando-os para a tomada de decisões em ambientes operacionais complexos.

Durante o curso, os oficiais são submetidos a uma série de avaliações rigorosas em que devem demonstrar excelência física, disciplina, profissionalismo, e habilidade no trabalho em equipe, além de desenvolver o pensamento crítico e criativo na aplicação de fundamentos doutrinários no Processo de Tomada de Decisão Militar. Entre as atividades, destacam-se exercícios de planejamento e operações conjuntas e combinadas, que buscam simular cenários reais e atuais.

Com a excelente classificação, o Capitão Túlio foi agraciado com a medalha MG Infante IMS Honor Graduate, entregue ao oficial estrangeiro com a mais alta pontuação média. Ele também entrou para a Lista do Comandante, um seleto grupo de até 20% dos oficiais com média acadêmica superior a 80%. Devido ao seu desempenho, o oficial brasileiro recebeu ainda a indicação para atuar como potencial instrutor na própria escola de artilharia antiaérea dos Estados Unidos.

Após a conclusão do curso, o Capitão Túlio retornará ao Brasil para atuar como instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, onde transmitirá os conhecimentos adquiridos, contribuindo para a formação de capitães na execução de comandos e funções de estado-maior nas organizações da Força Terrestre.

Diplomacia militar e cooperação internacional

A participação do Capitão Túlio no curso reflete a contínua cooperação entre o Exército Brasileiro e forças armadas de países aliados. Essa relação de intercâmbio inclui a participação de militares brasileiros em cursos e exercícios conjuntos internacionais, como a Operação Core com os Estados Unidos e o Exercício Arandu com a Argentina. Tais atividades reforçam laços diplomáticos e ampliam a presença do Brasil no cenário militar global.

A diplomacia militar desempenha um papel essencial para a troca de experiências e a projeção internacional do Exército Brasileiro, que, anualmente, recebe militares estrangeiros para cursos e treinamentos no Brasil. Essa parceria fomenta o fortalecimento de vínculos de amizade e cooperação entre as nações, além de promover o desenvolvimento das capacidades e do profissionalismo entre os militares envolvidos.

Relacionadas

Últimas notícias