Um casal de brasileiros foi detido no Aeroporto Internacional de Miami na segunda-feira (4) após uma confusão ao tentar embarcar em um voo para o México. A polícia local alega que Rafael Novaes Seirafe, de 40 anos, e Beatriz Rapoport de Campos Maia, de 29 anos, teriam jogado café em uma funcionária da companhia aérea American Airlines durante a discussão, versão que a defesa nega.
Versão da defesa
Segundo o advogado do casal, Guilherme Hayama, Rafael e Beatriz foram impedidos de embarcar após questionamentos sobre o nível de inglês dos dois, já que haviam comprado assentos na saída de emergência. “Eles falam inglês. Já foram umas 15 vezes aos Estados Unidos, e a Beatriz morou fora. Mas, por preciosismo e honestidade, o Rafael afirmou que não falava inglês fluente, mas o suficiente para se comunicar bem. Mesmo assim, eles negaram categoricamente a entrada no voo”, afirmou Hayama.
O advogado também negou a versão divulgada pela imprensa de Miami de que o casal teria atirado café nos funcionários da companhia aérea. “Isso é mentira. A Beatriz estava com um copo térmico de café na mão e, na confusão, foi empurrada. O café apenas caiu no chão. Não tem nenhuma imagem do café nos funcionários”, declarou.
Posicionamento da American Airlines
A companhia aérea se manifestou brevemente sobre o caso, informando à rede de TV norte-americana CBS que “atos de violência não serão tolerados”, sem fornecer mais detalhes sobre o ocorrido.
Detenção e liberação
O caso ganhou repercussão após a divulgação de vídeos nas redes sociais que mostram Rafael sendo imobilizado por vários policiais no portão de embarque. Nas imagens, ele é derrubado ao chão para ser contido. A defesa divulgou fotos alegando que Rafael sofreu marcas da mobilização, enquanto a polícia nega ter havido agressão.
De acordo com a defesa, o casal tentava embarcar em um voo para Cancún, no México, que fazia conexões em Brasília e Miami. A imprensa local divulgou que os brasileiros teriam se atrasado e chegado ao portão já fechado, mas o advogado refutou essa informação.
Rafael e Beatriz foram levados a uma delegacia e passaram a noite detidos, mas já foram liberados. Nesta terça-feira (5), o casal permanece em Miami, hospedado em um hotel, aguardando definições sobre o caso.