Na última quinta-feira (19), um delegado foi detido nos Estados Unidos, acusado de matar a tiros um juiz distrital no estado do Kentucky, sul do país. A informação foi divulgada pela Agência France-Presse (AFP), com base em reportagens de veículos locais.
Mickey Stines, delegado do condado de Letcher, é o principal suspeito de ter disparado contra o juiz Kevin Mullins dentro de seu próprio gabinete, segundo a emissora WKYT.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, confirmou o incidente em uma mensagem na plataforma X, mencionada pela AFP.
“Lamentavelmente, fui informado de que um juiz distrital do condado de Letcher foi fatalmente baleado em seu gabinete nesta tarde”, declarou Beshear. “Há violência em excesso no mundo, e rezo para que encontremos um caminho para um futuro mais seguro.”
De acordo com a AFP, a violência armada é um problema frequente nos Estados Unidos, um país com mais armas do que habitantes. No início deste mês, outro incidente no Kentucky resultou em cinco pessoas feridas em um tiroteio em uma rodovia. O atirador foi encontrado morto dez dias depois do ataque.
Embora pesquisas apontem que grande parte da população americana apoie mais restrições ao porte de armas, fatores como o forte lobby em defesa das armas, as proteções constitucionais e a cultura que valoriza a posse delas dificultam avanços nessa área, segundo a AFP.