Dois brasileiros deportados dos EUA são presos ao chegarem a Fortaleza

Dois dos 94 passageiros deportados dos Estados Unidos e que desembarcaram em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21) foram presos no aeroporto da capital cearense logo após a chegada do voo. Contra eles, havia um Red Notice da Interpol (Polícia Internacional) e mandados de prisão da Justiça do Paraná e de Minas Gerais.

Um dos detidos responde pelo crime de roubo, enquanto o outro é acusado de “arregimentar e levar cidadãos a outros países”, conforme informações da Polícia Federal. As identidades dos presos não foram divulgadas, mas a PF confirmou que ambos eram considerados foragidos da Justiça brasileira.

“Nós tivemos hoje, nesse voo, dois cidadãos brasileiros que estavam na lista da Interpol, que é um mandado internacional de prisão. Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil, nós já tínhamos previamente os dados, e eles foram conduzidos até a nossa viatura para cumprimento desse mandado de prisão”, afirmou o policial federal Simões de Oliveira Franco, em entrevista coletiva no Aeroporto de Fortaleza.

Os presos desembarcaram antes dos outros passageiros e não saíram algemados. Agora, passarão por exames no Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, serão apresentados ao sistema penitenciário estadual. A Justiça definirá em que estado cumprirão a pena.

Chegada de 94 brasileiros deportados

O voo com 94 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil nesta sexta-feira (21) às 10h50. Este foi o terceiro voo com deportados brasileiros durante o segundo mandato de Donald Trump. Fortaleza foi escolhida como destino para evitar que brasileiros sobrevoem o território nacional algemados.

Entre os passageiros estavam nove crianças e dois idosos, segundo Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará. De acordo com ela, os brasileiros chegam “machucados emocionalmente” e estão recebendo atendimento psicológico e social, além de produtos de higiene e alimentação.

O embarque nos EUA foi acompanhado por um diplomata brasileiro em Alexandria, na Luisiana. O avião partiu do aeroporto da cidade à 1h, pelo horário de Brasília.

Após a chegada do grupo, um avião da FAB decolou de Fortaleza com destino a Belo Horizonte às 13h25, transportando aqueles que optaram por deixar a cidade ou que não tinham condições de pagar um voo comercial.

“Nós temos aqui kit de alimentação, kit de higiene, a saúde está aqui a postos. Temos um grupo de psicólogos e um grupo de assistentes sociais para fazer o atendimento a fim de que eles se sintam efetivamente em casa. É importante que, nesse momento, eles sintam que chegaram no país deles, que eles estão em casa, que nós estamos ali acolhendo. Porque, geralmente, quando eles aqui aportam, já veem um tanto quanto tristes com tudo que aconteceu”, declarou Socorro França.

Relacionadas

Últimas notícias