Eleições nos Estados Unidos podem definir o futuro da guerra entre Rússia e Ucrânia; entenda

Especialistas alertam que o resultado das próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos poderá ter um impacto significativo no futuro da guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo Kleber Galerani, professor de direito e relações internacionais, o apoio militar e financeiro que o governo ucraniano tem recebido dos países ocidentais, em especial dos Estados Unidos sob a administração de Joe Biden, tem sido crucial para as ofensivas lideradas por Volodymyr Zelensky contra as forças russas.

Em entrevista à RECORD NEWS, Galerani comentou o recente ataque com drones lançado pelo Exército ucraniano a Moscou, nesta quarta-feira (21). O especialista destacou que a capacidade de Kiev de lançar tais ofensivas depende fortemente do apoio contínuo dos seus aliados, principalmente dos Estados Unidos. “Sem o financiamento e as armas fornecidas pelos americanos e outros países ocidentais, a Ucrânia teria muita dificuldade em sustentar sua campanha militar contra a Rússia”, afirmou.

Com as eleições americanas se aproximando, Galerani chamou a atenção para a possibilidade de mudanças drásticas na política externa dos EUA, caso Donald Trump, que já expressou intenções de cortar a ajuda militar à Ucrânia, vença o pleito. “Uma vitória de Trump poderia significar a redução ou até o fim do apoio financeiro e militar à Ucrânia, o que mudaria drasticamente o curso da guerra”, explicou.

Por outro lado, a Rússia já manifestou que a continuidade do apoio ocidental à Ucrânia aumenta o risco de uma escalada que poderia levar a um conflito global. Esse cenário torna o resultado das eleições americanas um fator crucial para o futuro do conflito.

À medida que a guerra entre Rússia e Ucrânia se prolonga, o mundo observa com atenção as eleições nos Estados Unidos, ciente de que a decisão do eleitorado americano poderá influenciar diretamente o destino do conflito.

Relacionadas

Últimas notícias