Elon Musk discute sanções a Alexandre de Moraes e questiona seus bens nos EUA

O Secretário de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, iniciou uma discussão sobre a possibilidade de aplicação de sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. Em sua rede social, X, Musk questionou se o magistrado possui bens nos Estados Unidos.

“Doesn’t De Moraes own property in America?” [Moraes não possui propriedade na América?], escreveu Musk em sua plataforma. A pergunta foi feita no contexto de uma discussão sobre possíveis punições a Moraes, incluindo o bloqueio de eventuais patrimônios que ele possa ter em solo americano.

O comunicador brasileiro Paulo Figueiredo, atualmente foragido nos EUA após ser alvo de decisões de Moraes, respondeu ao questionamento de Musk. Segundo ele, mesmo que Moraes não tenha propriedades nos EUA, sua inclusão na lista SDN (Specially Designated Nationals) do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) poderia resultar no fechamento de suas contas bancárias, inclusive no Brasil.

“Uma vez que ele seja incluído na lista SDN do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, todas as instituições financeiras imediatamente fecham a conta bancária dele, inclusive no Brasil, para que não sejam alvo de sanções secundárias. O presidente Trump pode fazer isso a qualquer momento, a seu critério, através da Lei Magnitsky”, afirmou Figueiredo.

Musk reagiu à explicação com um breve comentário: “Interessante”.

Debate sobre censura e sanções

A discussão ganhou ainda mais repercussão após uma fala de Alexandre de Moraes durante uma aula magna na Faculdade de Direito da USP. O ministro afirmou que grupos econômicos e ideologicamente fascistas utilizam redes sociais para corroer a democracia por dentro. A declaração gerou reações entre conservadores, incluindo o influenciador Mario Nawfal, que questionou se Moraes “teria tirado seu dinheiro dos EUA”. Musk respondeu: “Parece que ele está tentando esconder seus ativos”.

Deputado dos EUA pede sanções contra Moraes

O deputado republicano Rich McCormick solicitou ao presidente Donald Trump a imposição de sanções econômicas contra Alexandre de Moraes. Em uma carta endereçada ao presidente e ao Conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz, McCormick argumentou que Moraes transformou o Judiciário brasileiro em um instrumento para eliminar a oposição política e garantir a reeleição do presidente Lula em 2026.

“Suas ações são um ataque direto à democracia, à liberdade de expressão e ao estado de direito”, escreveu McCormick. Ele pediu que Trump imponha sanções Magnitsky, proibições imediatas de visto e penalidades econômicas contra Moraes.

O deputado também acusou Moraes de tentar censurar empresas dos EUA, minar a soberania digital americana e suprimir a liberdade de expressão. Segundo McCormick, a resposta de Trump deve ser imediata para garantir que o Brasil celebre uma eleição justa em 2026 e proteger os interesses dos Estados Unidos.

A discussão sobre as possíveis sanções segue em andamento, com Musk e outros influenciadores políticos acompanhando os desdobramentos.

Relacionadas

Últimas notícias