No último domingo (22), a cidade de Worcester, em Massachusetts, nos Estados Unidos, acolheu os estudantes piauienses que iniciaram um intercâmbio educacional como parte do projeto Seduckathon. A cerimônia de recepção foi realizada na Assumption University e marcou o início de uma experiência única para os jovens, que terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em duas renomadas instituições de ensino tecnológico: a Worcester Technical High School e a Framingham High School.
O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou durante o evento que o intercâmbio representa apenas o começo de uma parceria entre o estado do Piauí e Massachusetts, fortalecendo laços entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele exaltou o grupo de estudantes e professores de diversas cidades piauienses, incluindo Teresina, Parnaíba, Paulistana, Cocal dos Alves e Guaribas, todos vencedores do 1º Seduckathon, e enfatizou o orgulho que eles trazem para o estado.
“Este intercâmbio será uma jornada transformadora para cada um de vocês. Ao retornar, vocês estarão ainda mais preparados para contribuir com o desenvolvimento do Piauí, que avança com equidade, educação, tecnologia e inovação como pilares essenciais”, afirmou Washington Bandeira.
Programação de Recepção
A cerimônia de boas-vindas contou com uma apresentação de capoeira, que trouxe um toque cultural brasileiro ao evento, além da entrega de presentes aos estudantes. Após a cerimônia, os alunos visitaram a Prefeitura de Worcester e participaram de um jantar de confraternização, que reuniu representantes da Prefeitura, da Câmara de Comércio e das instituições de ensino que irão recebê-los.
Presenças Ilustres
Além de Washington Bandeira, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes das escolas que participam do intercâmbio, o procurador do Estado do Piauí, Paulo Cardoso, e Thais Melo Ligo, diretora da Investe Piauí nos Estados Unidos.
O intercâmbio, que terá duração de um mês, permitirá que os estudantes aprimorem seus conhecimentos em áreas tecnológicas e educacionais, enriquecendo sua formação e trazendo de volta ao Piauí experiências inovadoras que contribuirão para o progresso do estado.