EUA Diz que Trégua em Gaza Está Muito Próxima, Apesar das Tensões entre Israel e Hamas

A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (7) que Israel e o Hamas estão próximos de alcançar um acordo de cessar-fogo, apesar das crescentes tensões e temores de uma expansão do conflito a nível regional após o recente assassinato de um importante líder do grupo islamista palestino.

“Estamos mais perto do que nunca” de um acordo para um cessar-fogo em Gaza e da libertação dos reféns detidos pelo Hamas desde o ataque sem precedentes de 7 de outubro a Israel, disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA. Kirby enfatizou que há uma proposta sólida para ambas as partes, e que elas devem aceitá-la para que o acordo possa ser implementado.

Os Estados Unidos permanecem comprometidos com uma “diplomacia intensa” para evitar uma nova escalada, especialmente após o Irã ter ameaçado retaliação pelo assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, em Teerã, atribuída a Israel. O Hamas nomeou Yahya Sinwar, suposto mentor do ataque de 7 de outubro, como seu novo líder, o que aumenta a complexidade das negociações de trégua.

Nas últimas semanas, as autoridades americanas têm sinalizado que um acordo está próximo e instaram tanto Israel quanto o Hamas a aceitarem a proposta atual, que prevê uma trégua inicial de seis semanas. Na terça-feira, a Casa Branca reforçou que as negociações “chegaram à fase final”, referindo-se a conversas telefônicas entre o presidente Joe Biden e os seus homólogos do Catar e do Egito, embora sem fornecer mais detalhes.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, apelou ao Irã e a Israel para que evitem a escalada do conflito.

Relacionadas

Últimas notícias