O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (14) a imposição de sanções econômicas a um conglomerado sírio, a Companhia Al-Qatirji, e a várias empresas, indivíduos e embarcações associadas a ele. As sanções visam interromper as operações financeiras da empresa, acusada de financiar atividades desestabilizadoras no Oriente Médio, como o apoio ao grupo rebelde Houthi no Iémen e à Força Quds, unidade de operações externas da Guarda Revolucionária Iraniana.
De acordo com o Tesouro americano, a Al-Qatirji tem desempenhado um papel central na geração de receitas para a Força Quds e os Houthis, facilitando a venda de petróleo iraniano para a Síria e para a China, em transações que somam centenas de milhões de dólares. “O Irã está cada vez mais confiando em parceiros comerciais como a Companhia Al-Qatirji para financiar suas atividades desestabilizadoras e sua rede de representantes terroristas na região”, afirmou Bradley Smith, um funcionário do Departamento do Tesouro.
A Al-Qatirji já estava sujeita a sanções devido à sua atuação anterior no comércio de combustível com o Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS), quando facilitou a venda de petróleo entre o regime sírio e o grupo terrorista. Com as novas sanções, cerca de 26 entidades, indivíduos e embarcações associadas à empresa agora enfrentam medidas restritivas, incluindo o congelamento de ativos e a proibição de transações financeiras nos EUA.
A Força Quds, braço operacional da Guarda Revolucionária iraniana, tem um papel crucial em supervisar e apoiar grupos armados aliados ao Irã, como o Hezbollah no Líbano, o Hamas na Faixa de Gaza e os Houthis no Iémen. O braço também está envolvido em ações militares e apoio a facções extremistas em países como Iraque e Síria.
Essas sanções são parte da pressão contínua dos Estados Unidos contra o Irã e seus aliados na região, em um esforço para conter o financiamento de atividades militares e terroristas associadas a grupos considerados desestabilizadores para a paz e segurança do Oriente Médio.