EUA: Uma pessoa morre e 12 ficam presas em antiga mina de ouro no Colorado

Uma pessoa morreu e 12 ficaram presas a 300 metros de profundidade nesta quinta-feira (10), após uma falha no elevador da antiga mina de ouro Mollie Kathleen, localizada em Cripple Creek, Colorado, que hoje funciona como uma atração turística operada por uma empresa familiar há 50 anos.

O xerife do condado de Teller, Jason Mikesell, informou que 11 turistas e um guia ficaram presos após uma falha mecânica no elevador. Outros 11 visitantes foram resgatados e levados de volta à superfície. Quatro deles sofreram ferimentos leves, mas não houve detalhes sobre a causa da morte da vítima fatal.

As autoridades estão em comunicação com os turistas presos, que têm acesso a água, cobertores e cadeiras enquanto aguardam o resgate. Engenheiros e especialistas em segurança de minas estão no local, tentando consertar o elevador para realizar um resgate seguro.

Segundo o xerife, embora os bombeiros estejam preparados para uma operação de resgate com cordas, o uso do elevador seria muito mais seguro. “Se for preciso, podemos trazer as pessoas para cima nessas cordas, mas isso também colocaria os socorristas em risco”, disse Mikesell.

A mina de ouro, que fica a cerca de 180 km ao sul de Denver, tem operado por décadas como atração turística, com apenas um incidente anterior registrado em 1986.

Relacionadas

Últimas notícias