FBI oferece recompensa de US$ 25 mil por informações sobre incêndios em urnas de votação nos EUA

O FBI está oferecendo uma recompensa de até US$ 25 mil por informações sobre o suspeito responsável por uma série de ataques a urnas eletrônicas no estado de Washington e Oregon durante a votação antecipada, em outubro. Pelo menos três urnas foram incendiadas nas cidades de Vancouver, Washington, e Portland, Oregon, danificando cerca de 500 cédulas eleitorais.

Incidentes e Danos

O primeiro ataque ocorreu na madrugada de 8 de outubro em Vancouver, Washington, quando uma urna foi incendiada entre 3h30 e 4h. Em 28 de outubro, outros ataques foram registrados entre 2h e 4h, quando “dispositivos incendiários improvisados” foram usados para atacar urnas em Vancouver e Portland.

Na última quarta-feira (13), o FBI divulgou imagens de segurança que mostram um indivíduo, na madrugada de 28 de outubro, aproximando-se de uma urna em Portland, acendendo um objeto e colocando-o sobre a urna antes de fugir. Pouco depois, as imagens mostram fumaça e, em seguida, faíscas e chamas saindo da urna.

As autoridades estimam que pelo menos 500 cédulas foram danificadas nos ataques. Em Vancouver, muitas cédulas foram queimadas, enquanto, em Portland, a maioria foi preservada graças ao supressor de fogo instalado na urna. O FBI e os serviços eleitorais locais enviaram cédulas de reposição para os eleitores afetados; no entanto, algumas cédulas foram completamente destruídas e não puderam ser recuperadas.

Descrição do Suspeito e Veículo

O FBI descreveu o suspeito como um homem branco, de cabelos ralos, com idade entre 30 e 40 anos, e afirmou que ele pode ter experiência em trabalhos com metal e soldagem, dada a complexidade dos dispositivos incendiários. Segundo a polícia de Portland, a soldagem dos dispositivos foi detalhada, o que indica que o autor dos ataques tem habilidade nessa área.

O suspeito dirigia um sedã Volvo S-60, de cor escura, modelo de 2003 a 2004, com rodas escuras e interior claro. O veículo não tinha o logotipo da fabricante na parte frontal e usava uma placa falsa de Washington.

Reforço na Segurança Eleitoral

Devido à gravidade dos ataques, as autoridades locais aumentaram a segurança em torno das urnas eletrônicas na área, com patrulhas policiais adicionais para proteger os locais de votação. Nos estados de Washington e Oregon, a maioria dos eleitores vota pelo correio, mas em Vancouver, cerca de 60% das cédulas vêm das urnas eletrônicas, segundo o Auditor do Condado de Clark, Greg Kimsey. Em Portland, menos de 1% dos eleitores votam pessoalmente, conforme informado pelo diretor eleitoral do condado de Multnomah, Tim Scott.

As investigações continuam, e as autoridades estão pedindo à população que colabore com informações sobre o suspeito ou seu veículo, reforçando o compromisso de proteger a integridade do processo eleitoral.

Relacionadas

Últimas notícias