Nesta quinta-feira (23), o filme brasileiro Ainda Estou Aqui alcançou um marco histórico ao ser indicado à categoria de Melhor Filme no Oscar 2025. Esta é a primeira vez que uma produção nacional disputa a principal categoria da maior premiação do cinema mundial.
O longa, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, também foi indicado a outras duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Fernanda Torres, que interpreta a protagonista, foi nomeada 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada por Central do Brasil (1998), também dirigido por Salles.
O Oscar 2025 ocorrerá em 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Sobre o Filme
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, que se transformou em uma importante ativista dos Direitos Humanos após o assassinato de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar brasileira. A produção é o primeiro longa original do Globoplay e representa um marco para o cinema nacional.
“É um orgulho imenso ver nosso primeiro filme original concorrer à maior premiação cinematográfica do mundo, enaltecendo o cinema e o talento nacional”, afirmou Manuel Belmar, diretor do Globoplay.
Indicações Históricas
Além de Melhor Filme, Ainda Estou Aqui figura entre os indicados a Melhor Filme Internacional, ao lado de:
- Emilia Pérez (França)
- Flow (Letônia)
- A Garota da Agulha (Dinamarca)
- A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
Esta é a quinta vez que o Brasil é indicado na categoria de filmes internacionais. Os outros indicados foram O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999). Apesar das nomeações, o Brasil nunca venceu.
Concorrência no Oscar 2025
O grande destaque deste ano é o filme francês Emilia Pérez, que lidera a lista com 13 indicações. Logo atrás, O Brutalista conquistou 10 menções. Ainda Estou Aqui disputa o prêmio de Melhor Filme com produções de peso, como Duna: Parte 2, Emilia Pérez e Wicked.
Indicados a Melhor Filme:
- Ainda Estou Aqui
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked
Indicadas a Melhor Atriz:
- Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
- Mikey Madison (Anora)
- Demi Moore (A Substância)
- Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)
- Cynthia Erivo (Wicked)
Um Momento de Valorização do Cinema Brasileiro
Com as indicações, Ainda Estou Aqui reafirma o potencial do cinema nacional de alcançar o reconhecimento global. “Esse reconhecimento reafirma a missão do Globoplay de contar grandes histórias que refletem a cultura, a sociedade e a história do Brasil”, destacou Belmar.
Resta agora aguardar o dia 2 de março para descobrir se o Brasil conquistará, pela primeira vez, a tão cobiçada estatueta.