Governador do Pará anuncia nova área de preservação para árvores gigantes em Almeirim durante evento nos EUA

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou no último sábado (28), durante o Global Citizen Festival 2024, nos Estados Unidos, a criação de uma nova área de preservação para proteger as árvores gigantes da Amazônia. Localizada em Almeirim, no oeste do Pará, a nova Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral ocupará uma área de 560 mil hectares, parte da Floresta Estadual (Flota) Paru.

O anúncio amplia o compromisso assumido no ano anterior, quando Barbalho prometeu criar um milhão de hectares de áreas protegidas até 2025. “Hoje, tenho orgulho de anunciar 500 mil hectares de novas terras protegidas, nos aproximando desse objetivo”, declarou o governador. A nova área é um avanço no objetivo de preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e fomentar a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico.

Proteção e ecoturismo

Além de garantir a preservação das Árvores Gigantes da Amazônia, a criação da UC impulsionará o ecoturismo na região, beneficiando diretamente a população do distrito de Monte Dourado e o município de Almeirim. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), a nova UC abrirá oportunidades para empreendimentos locais e incentivará a criação de empregos em áreas como turismo, hospedagem e alimentação, além de favorecer pesquisas científicas.

A gestão da nova área de preservação será coordenada pelo Ideflor-Bio, com apoio de um Conselho Gestor, composto por representantes da sociedade civil, órgãos públicos e instituições de ensino.

Relacionadas

Últimas notícias