Uma grande operação contra a imigração ilegal está prevista para acontecer nos Estados Unidos, em Chicago, na próxima terça-feira (21), segundo o jornal “The Wall Street Journal”. O evento marcará o segundo dia do mandato de Donald Trump como presidente e será conduzido pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE, na sigla em inglês). A ação terá como foco imigrantes com antecedentes criminais.
De acordo com fontes envolvidas no planejamento da operação, cerca de 200 agentes participarão das buscas em Chicago, com outras cidades, como Nova York, também podendo ser alvos de ações semelhantes. Tom Homan, nomeado por Trump como “czar da fronteira”, afirmou que Chicago será o ponto de partida das medidas contra imigrantes ilegais.
“E se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode sair do caminho. Mas, se ele conscientemente abrigar ou esconder um imigrante ilegal, eu vou processá-lo”, declarou Homan, conforme reportado pelo jornal.
O combate à imigração ilegal foi um dos principais pilares da campanha de Donald Trump nas eleições presidenciais. Entre as medidas prometidas pelo presidente eleito estão a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos, o envio de tropas para as fronteiras e a retomada da construção do muro entre os EUA e o México.
Espera-se que Trump comece seu mandato assinando uma série de ordens executivas relacionadas à imigração, consolidando sua agenda voltada para o aumento do controle da fronteira e o reforço na aplicação das leis de imigração. Até o momento, a equipe de transição do presidente eleito não comentou sobre a operação prevista ou os próximos passos planejados.