Kamala Harris visita fronteira e defende medidas mais rigorosas de controle migratório

A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata à presidência, Kamala Harris, fez sua primeira visita à fronteira EUA-México durante a campanha presidencial de 2024 nesta sexta-feira (27), em Douglas, Arizona. Em um discurso firme, Harris pediu por controles mais rígidos na imigração, prometendo combater o tráfico de fentanil e endurecer as regras de asilo.

Medidas punitivas para imigração ilegal

Harris destacou a necessidade de um reforço nas restrições de asilo estabelecidas durante o governo Biden, afirmando que irá intensificar as medidas punitivas para quem cruzar a fronteira ilegalmente. Ela propôs a detenção e deportação de imigrantes que entrarem fora dos pontos de controle legal, além de um bloqueio de reentrada por cinco anos para infratores.

“Qualquer um que cruze ilegalmente será impedido de receber asilo”, disse Harris, destacando que sua administração intensificaria as acusações criminais contra reincidentes.

Imigração humana e segura

Apesar das propostas de controle mais rígido, Harris rejeitou a ideia de que é necessário escolher entre proteger as fronteiras e ter um sistema de imigração justo. “Podemos e devemos fazer as duas coisas: proteger nossas fronteiras e criar um sistema de imigração seguro, ordenado e humano”, disse.

Combate ao tráfico de fentanil

Outro ponto central do discurso de Harris foi o combate ao fluxo de fentanil nos Estados Unidos. Ela se comprometeu a atacar toda a cadeia global de fornecimento da droga, e pediu que a China tome medidas mais duras contra os precursores químicos usados na produção de fentanil. Harris também ouviu Theresa Guerrero, uma mãe que perdeu o filho para a droga, acusando o ex-presidente Donald Trump de não ter feito o suficiente para conter o problema.

A visita ocorre em meio a debates acalorados sobre imigração, com Harris buscando equilibrar um discurso que endereça tanto a segurança nas fronteiras quanto a criação de um sistema mais humano.

Relacionadas

Últimas notícias