O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (20) que Donald Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e não o mundo. A declaração foi feita durante uma entrevista concedida à Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
“O Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos e não presidente do mundo. Então ele precisa tomar muito cuidado no que ele fala porque ele está fazendo um papel que não faz parte da história dos Estados Unidos”, disse Lula.
O presidente brasileiro criticou declarações recentes de Trump sobre uma possível anexação dos territórios do Canadá e da Groenlândia, além da retomada do controle sobre o Canal do Panamá. Para Lula, tais afirmações vão contra os princípios democráticos estabelecidos desde a Segunda Guerra Mundial.
“A democracia criada e fortalecida a partir da Segunda Guerra Mundial obriga que todo presidente tenha que cuidar do seu país da forma mais soberana possível, e o Trump está tentando ser presidente do mundo”, acrescentou.
Lula também destacou a importância dos Estados Unidos como parceiro comercial do Brasil, mas ressaltou que o país sul-americano já não depende economicamente de Washington como no passado. “Os Estados Unidos são um parceiro comercial importante para o Brasil. Mas, veja, nós não temos a dependência dos Estados Unidos como tínhamos há 20, 30 anos. Temos hoje uma correlação comercial e diplomática muito equilibrada no mundo”, afirmou.
Por fim, o presidente brasileiro reforçou sua posição contra políticas protecionistas e instou Trump a focar na administração dos Estados Unidos. “O que queremos, de verdade, é que Trump governe os Estados Unidos e pare com essa história de protecionismo”, concluiu Lula.