Médicos Afirmam que Lula Está Apto a Retomar Rotina de Trabalho Após Acidente Doméstico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta médica após um exame de imagem realizado nesta terça-feira (22), que indicou estabilidade em sua saúde, conforme comunicado dos médicos que o atendem. Lula havia sofrido uma queda no banheiro de sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, no último sábado (19), onde bateu a nuca e precisou receber cinco pontos.

De acordo com os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, o presidente “está apto a exercer sua rotina de trabalho”, embora a nota não especifique se isso inclui atividades no Palácio do Planalto ou viagens longas. Lula foi reavaliado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde permaneceu por cerca de uma hora. Um novo exame de controle está programado para os próximos três dias.

Após o acidente, que resultou na necessidade de cuidados médicos, o presidente foi orientado a cancelar viagens longas, incluindo uma participação na cúpula do Brics, que ocorreria na Rússia. Mesmo assim, Lula voltou a realizar reuniões de trabalho na segunda-feira (21) e na terça-feira (22) no Alvorada.

Em uma conversa por telefone com Luiz Caetano, candidato do PT à prefeitura de Camaçari (BA), o presidente minimizou o acidente. “Estou bem, querido. Eu tive um acidente aqui, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu tô cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte”, afirmou.

Com 78 anos, Lula também está envolvido nas eleições municipais, sendo eleitor em São Bernardo do Campo (SP), que terá segundo turno no próximo domingo (27). Na próxima semana, o presidente deve participar da Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP) em Cali, na Colômbia.

Relacionadas

Últimas notícias