O Twitter voltou? Brasileiros relatam acesso ao X sem uso de VPN

Na manhã desta quarta-feira (18), diversos brasileiros começaram a relatar nas redes sociais que estão conseguindo acessar o X, antigo Twitter, sem a necessidade de VPN, apesar da plataforma estar oficialmente bloqueada no Brasil desde agosto. Os relatos surgiram principalmente no Bluesky, uma rede social concorrente do X, onde usuários comentaram sobre o retorno parcial da plataforma.

Segundo as postagens, alguns usuários conseguiram acessar e utilizar o aplicativo do X tanto por meio de redes Wi-Fi quanto através de dados móveis de operadoras de telefonia. No entanto, outros ainda enfrentam dificuldades e continuam sem acesso. “Moro em Fortaleza. O Twitter da minha filha está funcionando, mas o meu ainda não voltou”, disse uma usuária. Outro relato mencionou: “Meu Twitter voltou a pegar depois que conectei o Wi-Fi”.

Anatel e STF ainda não se pronunciaram

Apesar das inconsistências no acesso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está acompanhando o caso, mas não houve qualquer alteração oficial na decisão de bloqueio da plataforma. Até o momento, o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela decisão de suspender o X no país, também não se manifestou sobre o ocorrido. A Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telecomunicações, segue em silêncio sobre o tema, veículos de imprensa estão tentando contato com a empresa X para esclarecimentos.

Bloqueio do X no Brasil desde agosto

A plataforma X foi suspensa no Brasil em 30 de agosto, após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O motivo foi a recusa da empresa em instituir um representante legal no país, conforme solicitado pela Justiça brasileira. Após descumprir a ordem, o prazo final para a nomeação de um representante expirou no dia 29 de agosto, o que levou Moraes a determinar o bloqueio do X no território nacional.

Além disso, na mesma data, o ministro ordenou o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa de Elon Musk, que oferece serviços de internet via satélite, para garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça ao X. Em 13 de setembro, Moraes liberou as contas da Starlink, determinando a transferência de R$ 18,35 milhões aos cofres da União para cobrir as multas pendentes da plataforma X.

Possíveis explicações para o retorno parcial

Ainda não está claro o motivo pelo qual alguns usuários estão conseguindo acessar o X, enquanto outros ainda enfrentam o bloqueio. A hipótese mais provável é que possa haver falhas na aplicação do bloqueio por parte das operadoras ou ajustes na própria plataforma X, o que permitiria o acesso de maneira intermitente.

No entanto, até que haja uma manifestação oficial da Anatel, do STF ou do próprio X, a situação permanece incerta para os brasileiros que tentam acessar a rede social.

Relacionadas

Últimas notícias