Paris, 3 de Agosto de 2024 – Cumprindo tabela nas Olimpíadas de Paris 2024, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos se impôs sobre Porto Rico por 104 a 83, na última rodada do grupo C. O resultado deste sábado, no Estádio Pierre Mauroy, confirmou a classificação do Dream Team americano como melhor primeiro colocado, com 100% de aproveitamento, e o confronto de quartas de final contra o Brasil.
O Dream Team, composto por estrelas como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Anthony Davis, enfrentará a seleção brasileira na próxima terça-feira, na Arena Bercy. Os horários dos jogos serão definidos ao fim da fase de grupos, que termina neste sábado.
Anthony Edwards foi o cestinha do jogo, com 26 pontos. Joel Embiid (15), Kevin Durant (11), LeBron James (10) e Anthony Davis (10) também chegaram aos dois dígitos pelos EUA. Do lado de Porto Rico, Jose Alvarado marcou 18 pontos.
Será o décimo confronto entre Estados Unidos e Brasil em Jogos Olímpicos na história do basquete masculino. O retrospecto é de nove vitórias dos americanos, sendo duas desde a era do Dream Team, com os astros da NBA, na primeira fase de Barcelona 1992 e nas quartas de final de Atlanta 1996.
O Jogo
O técnico Steve Kerr deu rodagem ao elenco, trazendo Joel Embiid de volta ao time inicial. Bem postados na defesa, os portorriquenhos pararam os adversários no começo da partida, e, afiados nas bolas de três e com uma corrida de 11 pontos, chegaram a ter oito de vantagem (25 a 17). Terminaram o primeiro quarto liderando por 30 a 25, guiados pelos nove pontos de Jose Alvarado.
Os EUA encaixaram no quarto seguinte, com Anthony Davis trazendo mais perigo que Embiid, novamente vaiado pelo público francês. Kevin Durant e Stephen Curry acertaram a mão nos lances de três, LeBron James ditou o ritmo, Anthony Edwards virou o cestinha do time (12 pontos), e o Dream Team tomou conta da partida. Foram 39 pontos só no segundo quarto, para ir para o intervalo vencendo por 64 a 45.
No terceiro quarto, os jogadores de Porto Rico desperdiçaram uma chuva de bolas de três e não conseguiram reagir. LeBron continuou guiando os americanos e Edwards pontuando, ampliando a vantagem para 87 a 59. Com a entrada de Tyrese Haliburton, Kerr botou em quadra todos os atletas à disposição – só não entrou Jrue Holiday, com uma lesão no tornozelo. Foi só manter a vantagem no último quarto. Com a margem no placar, teve espaço até para Embiid brincar com as vaias, pedindo que a torcida se manifestasse antes de o cronômetro zerar.
Agora, o Brasil terá que superar um dos maiores desafios no basquete internacional para continuar na disputa por uma medalha olímpica.