Olimpíadas: Por Que os EUA Estão em 7º no Quadro de Medalhas Apesar de Terem Mais Pódios?

Potência histórica das Olimpíadas, os Estados Unidos estão apenas na 7ª posição no quadro de medalhas em Paris. Contudo, o país norte-americano é o que mais subiu ao pódio até aqui. A China, que tem 11 medalhas a menos que os EUA, lidera o ranking. O Lance! te explica o motivo da situação.

Até esta quarta-feira (31), os Estados Unidos somaram 30 medalhas, sendo cinco de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. Como o número de ouros é o que vale mais no quadro, os EUA aparecem apenas na 7ª posição, atrás de China, França, Japão, Austrália, Grã-Bretanha e Coreia do Sul.

A Coreia do Sul, por exemplo, tem 18 medalhas a menos que os EUA, mas como somou seis ouros, está à frente dos norte-americanos. Jornais dos Estados Unidos, como o “The New York Times”, adotaram o somatório geral de medalhas como critério e colocaram a nação como primeira colocada.

Com quatro medalhas e nenhum ouro, o Brasil está na 30ª colocação, atrás de países que conquistaram apenas um ouro como medalha. Argentina, Azerbaijão, Eslovênia, Sérvia, Uzbequistão, Hungria e Coreia do Norte têm apenas um pódio e um ouro, se colocando à frente do Brasil.

Veja o quadro de medalhas atualizado:


Quadro de Medalhas

PosiçãoPaísOuroPrataBronzeTotal
1China168731
2França1410529
3Japão1261028
4Austrália1012628
5Grã-Bretanha89926
6Coreia do Sul68418
7Estados Unidos5131230
30Brasil0224

A diferença de critério na classificação dos países no quadro de medalhas pode criar confusões e debates sobre o verdadeiro desempenho das nações nas Olimpíadas. Enquanto algumas preferem valorizar a quantidade de ouros, outras optam pelo somatório total de medalhas para determinar o sucesso dos atletas.

Com mais competições pela frente, os Estados Unidos ainda têm a chance de subir no quadro de medalhas, mas precisarão conquistar mais ouros para superar as nações que atualmente estão à frente.

Relacionadas

Últimas notícias