Os Estados Unidos começaram a instalar um sistema de defesa antimísseis THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) em Israel, com os primeiros componentes chegando ao país na segunda-feira (14). Em um comunicado oficial, o Pentágono anunciou que militares americanos já estão no local para montar o equipamento, com outros reforços chegando nos próximos dias. O sistema deverá estar totalmente operacional em breve.
O THAAD, projetado para interceptar mísseis balísticos de longo alcance, é um componente crucial na defesa de Israel, especialmente contra potenciais ataques do Irã. O secretário de Defesa, Lloyd Austin, destacou que o envio deste sistema reafirma o compromisso dos EUA com a proteção de Israel e dos cidadãos americanos no país.
Embora a instalação do THAAD reforce a defesa aérea de Israel, a situação humanitária em Gaza continua a ser uma preocupação crescente. Nesta terça-feira, tanto Austin quanto o secretário de Estado, Antony Blinken, pediram que Israel tomasse medidas para melhorar as condições humanitárias na região. Eles enviaram uma carta aos líderes israelenses expressando preocupação com a deterioração da situação em Gaza e ressaltando a necessidade de ações imediatas.
A pressão dos EUA por melhorias nas condições humanitárias vem desde o início do conflito entre Israel e Hamas, mas até agora não houve imposições sobre a ajuda militar americana a Israel. Enquanto isso, as forças israelenses continuam a expandir suas operações em Gaza, aumentando as preocupações sobre o acesso humanitário e a segurança dos civis na região.