A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16/7, a operação Ninho de Serpentes em Governador Valadares/MG, cumprindo dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal do município. O objetivo é aprofundar as investigações sobre um grupo envolvido na promoção de migração ilegal de seis brasileiros que foram agredidos no México.
Entenda o caso
Em maio deste ano, migrantes brasileiros foram abordados na cidade mexicana de Cancún enquanto se dirigiam para os EUA. Eles foram mantidos sob o poder de criminosos, que os submeteram a agressões físicas e psicológicas, com os atos de violência sendo gravados e divulgados nas redes sociais.
Durante as investigações, um brasileiro, suspeito de ser o principal envolvido na promoção da migração ilegal do grupo agredido, foi detido nos Estados Unidos por irregularidades migratórias. Ele recebia apoio de cúmplices no Brasil para receber e movimentar os recursos e bens pagos pelos migrantes na tentativa de atravessar a fronteira. Esse homem deve ser deportado pelas autoridades norte-americanas. Os envolvidos poderão responder pela prática do delito de promoção de migração ilegal.
Além das prisões e mandados de busca, a operação visa identificar toda a rede criminosa por trás dessas ações, buscando desmantelar esquemas que facilitam a travessia ilegal de fronteiras e expõem migrantes a graves riscos.
Riscos da migração ilegal
A Polícia Federal alerta para os perigos associados à migração ilegal, destacando especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais. Os migrantes frequentemente enfrentam condições desumanas, extorsões, violências e, em muitos casos, colocam suas vidas em risco.
A operação Ninho de Serpentes é parte de um esforço contínuo para combater o tráfico humano e proteger os direitos e a segurança dos migrantes brasileiros. A PF reforça a importância de buscar meios legais e seguros para migração, evitando os perigos associados às rotas ilegais.