Mais de duas toneladas da droga, embaladas em papel que imitava a casca de melancia, foram encontradas em um trailer que veio do México para a Califórnia; o motorista está sob custódia, e o veículo e a carga estão sob investigação.
Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) no sul da Califórnia, Estados Unidos, encontraram um carregamento incomum de melancias. Na semana passada, o departamento anunciou que seus agentes confiscaram o equivalente a US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 27,5 milhões) em metanfetamina, disfarçada como as frutas. A informação foi divulgada pela CNN.
De acordo com a emissora, a carga foi transportada do México em um trailer conduzido por um homem de 29 anos. O veículo foi levado para uma área de inspeção, onde os agentes descobriram que, além das melancias reais, havia mais de duas toneladas de metanfetamina, distribuídas em 1.220 pacotes. A droga estava embalada em papel que imitava a casca da melancia. Conforme comunicado do CBP, tanto o veículo quanto a carga foram apreendidos e encaminhados para investigação. O motorista permanece sob custódia.
A apreensão fez parte da Operação Apollo, que combate o contrabando de substâncias com fentanil para os Estados Unidos, atuando no sul da Califórnia e no Arizona. No início deste mês, agentes alfandegários interceptaram 285 quilos de metanfetamina escondidos de forma semelhante em um carregamento de aipo.
Segundo a CNN, neste ano, a agência já apreendeu cerca de 66 mil quilos da substância, superando a quantidade interceptada em 2023.