Os preços dos imóveis nos Estados Unidos atingiram um novo recorde durante o verão, mas a taxa de aumento começou a desacelerar, segundo dados divulgados recentemente. Isso ocorre antes de uma esperada redução nas taxas de juros pelo Federal Reserve, prevista para setembro.
De acordo com o S&P CoreLogic Case-Shiller Indices, os preços das moradias subiram 5% em julho em relação ao mesmo período do ano passado. Em 20 grandes áreas metropolitanas, o aumento foi de 5,9%, ligeiramente abaixo das expectativas de 6%, conforme estimativas da FactSet.
“Olhando para a sazonalidade das compras de imóveis, observamos 14 meses consecutivos de recordes de preços no índice nacional”, afirmou Brian D. Luke, CFA, diretor de Commodities, Ativos Reais e Digitais, em comunicado oficial.
Com o ajuste sazonal, o índice nacional teve um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior, enquanto o índice das 20 principais cidades registrou uma alta de 0,3%.
Essa leve desaceleração no crescimento sugere que, embora o mercado imobiliário continue aquecido, o ritmo pode estar começando a estabilizar, à medida que compradores e vendedores aguardam os próximos movimentos do Fed.