Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, fez um comentário sarcástico em relação à apreensão do avião do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelos EUA.
“Tudo bem, agora ele pode sair e comprar um muito maior e melhor com todo o dinheiro que pagamos à Venezuela por petróleo que não precisamos”, afirmou Trump em uma publicação na Truth Social. O ex-presidente aproveitou a oportunidade para criticar o governo de Joe Biden, responsabilizando a administração atual por suspender as sanções ao petróleo venezuelano que haviam sido impostas durante seu mandato. Trump também chamou os líderes atuais dos EUA de “estúpidos”.
Aumento da Tensão Entre os Países
A apreensão do avião de Maduro foi noticiada pela CNN, que revelou que os Estados Unidos confiscaram a aeronave após concluir que sua aquisição violava sanções e envolvia outras atividades ilegais. O incidente marca uma nova escalada nas já tensas relações entre os dois países e destaca a investigação em andamento sobre o que os EUA consideram práticas corruptas dentro do governo de Maduro. A apreensão ocorreu na República Dominicana.
No início deste ano, os Estados Unidos reimpuseram sanções ao setor de petróleo e gás da Venezuela, depois que o governo de Maduro não permitiu que “uma eleição inclusiva e competitiva” acontecesse.
A situação na Venezuela também tem repercussões na política americana, já que milhões de venezuelanos fogem do país, com muitos optando por migrar para a fronteira entre os EUA e o México.