Trump Promete um Planeta Mais Pacífico Durante Discurso no Fórum Econômico Mundial

Nesta quinta-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu governo deixará o planeta “mais pacífico” durante discurso no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça. O pronunciamento foi feito virtualmente, com Trump falando a partir da Casa Branca, e transmitido ao vivo para o auditório principal do evento.

“O que o mundo testemunhou nas últimas 72 horas foi o que chamamos de ‘revolução do bom senso’. O planeta inteiro será mais pacífico”, declarou Trump, referindo-se a uma série de ordens executivas assinadas nos primeiros dias de sua nova gestão.

Ações e Críticas

Trump destacou as medidas que já tomou, como a declaração de emergência na fronteira, ações anti-imigração e o fim de programas de diversidade e inclusão. Ele também criticou duramente o governo Biden, afirmando que realizou mais em seus primeiros dias de mandato do que o democrata fez em quatro anos.

“Em quatro dias fizemos mais do que o último governo em quatro anos. Nossa nação sofreu muito nos últimos anos. Vamos erguer os EUA de volta e torná-lo o país mais forte do mundo”, disse o presidente republicano.

Diplomacia e Conflitos

O discurso também incluiu atualizações sobre conflitos internacionais. Trump mencionou ter alcançado um cessar-fogo na Faixa de Gaza e indicou que negociações com a Rússia para pôr fim à guerra na Ucrânia estão em andamento.

“Espero me encontrar logo com Putin para acabar com essa guerra. É tão importante conseguir completar esse acordo. Milhões estão morrendo nos campos de batalha, a maior quantidade de mortes desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou.

Além disso, Trump anunciou sua intenção de pedir que todos os países aumentem seus gastos com defesa para 5% do PIB.

Críticas à União Europeia e ao Canadá

Em meio a tensões econômicas com a União Europeia, Trump expressou insatisfação com o bloco: “Temos muitas reclamações sobre a União Europeia.” Ele também criticou o Canadá, sugerindo que o país poderia “virar um estado” devido às dívidas com os Estados Unidos.

“Não aceitaremos mais que outros países tirem vantagem dos EUA. Boas coisas vão acontecer com o mundo e boas coisas vão acontecer com quem lidar conosco”, completou.

Uma Nova Era de Liderança?

Trump encerrou seu discurso enfatizando que sua administração trará mudanças significativas para o mundo, destacando que sua visão é de um planeta mais pacífico e um Estados Unidos mais forte.

O Fórum Econômico Mundial, tradicionalmente voltado à discussão de temas econômicos globais, se tornou palco para Trump reafirmar sua visão de liderança internacional e alfinetar seus críticos. Resta saber como suas palavras serão refletidas nas próximas ações diplomáticas e econômicas de seu governo.

Relacionadas

Últimas notícias