O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (6) um novo adiamento da imposição de tarifas sobre as importações vindas do México. De acordo com uma publicação de Trump na rede Truth Social, os produtos mexicanos que se enquadram no Acordo USMCA (acordo comercial entre EUA, México e Canadá) não serão taxados até o dia 2 de abril.
Trump justificou a decisão pelo avanço da cooperação entre os dois países na segurança de fronteira. “Nosso relacionamento tem sido muito bom e estamos trabalhando duro, juntos, na fronteira, tanto em termos de impedir que estrangeiros ilegais entrem nos Estados Unidos quanto, da mesma forma, impedir o Fentanil”, escreveu o ex-presidente. Ele também agradeceu à presidente do México, Claudia Sheinbaum, por sua “cooperação e trabalho duro”.
Adiantamento das Tarifas e Posicionamento da Casa Branca
Na quarta-feira (5), a Casa Branca já havia anunciado o adiamento por 30 dias da cobrança de tarifas sobre os veículos importados do México e do Canadá. Entretanto, montadoras foram aconselhadas a migrar suas operações para os EUA para evitar a tributação após esse período.
Na quinta-feira, o Secretário do Comércio dos EUA mencionou a possibilidade de estender a suspensão das tarifas para todos os produtos do Acordo USMCA. No entanto, até o momento, apenas as importações mexicanas foram beneficiadas até abril.
Sobre o Canadá, Trump revelou que conversou com o primeiro-ministro Justin Trudeau, mas afirmou não estar “convencido” de que o governo canadense tomou medidas suficientes contra o tráfico de fentanil e a imigração ilegal. Trump ainda acusou Trudeau de “usar os problemas tarif