Zelensky se diz pronto para trabalhar sob a liderança de Trump após bate-boca e suspensão de ajuda

Zelensky se diz pronto para trabalhar sob a liderança de Trump após bate-boca e suspensão de ajuda

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (4) que está pronto para trabalhar sob a liderança de Donald Trump para buscar a paz. A declaração ocorre após um acalorado bate-boca na Casa Branca e a decisão dos Estados Unidos de suspender a ajuda militar à Ucrânia.

“Estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura”, afirmou Zelensky em uma postagem na rede social X. “Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para sentar à mesa de negociações o mais rápido possível e trazer uma paz duradoura. Ninguém deseja a paz mais do que os ucranianos.”

O líder ucraniano também classificou o bate-boca ocorrido na última sexta-feira (28) com autoridades americanas como “lamentável” e defendeu uma reaproximação. “Nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não foi como deveria ter sido. É lamentável que tenha acontecido dessa forma. É hora de consertar as coisas. Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas”, disse Zelensky.

Suspensão da Ajuda Militar

As declarações do presidente ucraniano foram dadas um dia depois de os Estados Unidos suspenderem a ajuda militar à Ucrânia, medida que marca uma mudança na postura americana em relação ao conflito. Desde o início da guerra, Washington vinha mantendo um forte alinhamento com Kiev, mas Trump decidiu interromper esse apoio.

Apesar do corte, Zelensky expressou gratidão pelo suporte recebido até o momento e sugeriu medidas iniciais para um possível acordo de paz, incluindo a libertação de prisioneiros e uma trégua aérea, com a proibição do uso de mísseis, drones de longo alcance e ataques a infraestruturas civis. “Queremos avançar rapidamente para todos os próximos estágios e trabalhar com os EUA para chegar a um acordo final”, afirmou.

Acordo sobre Minerais Raros

Outro ponto de interesse levantado por Zelensky foi o acordo de exploração de terras raras na Ucrânia. A questão fazia parte da agenda da reunião em Washington e foi um dos fatores que levou ao confronto entre os presidentes.

“Em relação ao acordo sobre minerais e segurança, a Ucrânia está pronta para assiná-lo a qualquer momento e em qualquer formato conveniente. Vemos este acordo como um passo em direção a uma maior segurança e garantias de segurança sólidas, e eu realmente espero que ele funcione efetivamente”, escreveu Zelensky.

O acordo permitiria que os Estados Unidos explorassem os recursos minerais ucranianos em troca de garantias de segurança contra a Rússia. Considerados o “ouro do século 21”, esses materiais raros são estratégicos para os EUA, que atualmente dependem da China para suprir 80% de sua demanda industrial.

Perspectivas Futuras

A relação entre Ucrânia e Estados Unidos passa por um momento delicado, com incertezas sobre o futuro do apoio americano e das negociações de paz. Resta saber se Trump e Zelensky conseguirão superar as recentes tensões e estabelecer um diálogo construti

Relacionadas

Últimas notícias